Delegação Moçambicana, Directora de Divisão da UNTACD e chefe do  projecto UNCTAD.
Delegação Moçambicana, Directora de Divisão da UNTACD e chefe do projecto UNCTAD.

Formação no Âmbito do Projecto Financiado pela UNCTAD

Reconhecendo relevância e necessidade de incrementar as capacidades inovativas, científicas e tecnológicas do país, a Empresa Nacional de Parques de Ciência e Tecnologia, E.P. (ENPCT, E.P.), iniciou um processo de mobilização de parceiros para o estabelecimento de actividades e programas em diferentes áreas. Neste contexo, a ENPCT, E.P., é beneficiária do Projecto da UNCTAD (Conferência das Nações Unidas Sobre Comércio e Desenvolvimento) sobre Parques de Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento sustentável sobre o lema : Construindo Conhecimentos em Políticas e Práticas em Países Asiáticos e Africanos seleccionados. O projecto teve seu arranque com o lançamento dirigido pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior a 29 de Setembro de 2023 . O projecto visa reforçar a capacidade de Moçambique na concepção, implementação e gestão de parques de ciência, tecnologia e inovação (CTI), bem como reforçar competências dos membros do ecossistema em matérias de inovação, incubação e empreendedorismo.
No âmbito deste projecto, uma delegação de Moçambique, composta colaboradores de várias instituições e entidades relevantes do ecossistema e inovação, designadamente, Ministério de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Empresa Nacional de Parques de Ciência e Tecnologia, E.P., APIEX, IP, IPI, IP, e IDEIALAB está a participar numa acção de formação em Wuhan, na China, de 22 de Julho a 03 de Agosto de 2024. Nesta missão, os delegados irão beneficiar-se de treinamento especializado em matérias de CTI, parques de ciência e tecnologia, Transferência de Tecnologia, Capital de Risco, Incubação, visitar empreendimentos relacionados, bem como explorar oportunidades de colaboração com instituições públicas e privadas, sediadas na cidade de Wuhan, conhecida pelo seu investimento em Parques de Ciência e Tecnologia, Parques Industriais, instituições de pesquisa, Incubação de Negócios e Empreendedorismo de Base Tecnológica.

Desta visita, a Empresa Nacional de Parques de Ciência e Tecnologia iniciou conversações com vista a prever a capacitação de quadros nacionais, transferência de tecnologia, realização de projectos colaborativos com parques de Ciência e Tecnologia dos dois países, bem como estabelecer pontes de cooperação entre incubadoras nacionais e chinesas, que actuam nas diversas áreas de ciência,
tecnologia e inovação.